Um pouco da história da família de José Gomes de Oliveira, ou Juca Paim em Dores do Turvo.

A idéia de contar esta história surgiu durante a inauguração da sala de informática da Escola Municipal de Dores do Turvo, "Eufrosina da Silva Gomes" (minha avó paterna), Naninda , como era carinhosamente chamada.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os caminhos de José - Parte 4

José passou a infância e suponho que também sua adolescência em Dores do Turvo, onde começou seus estudos, bem entendido, aprendeu a ler e escrever. Fez grandes e maravilhosas amizades, inclusive a do Sr. Beijo Marotta, que por ele nutria uma grande amizade.
José especializou-se em pintura sacra, além de ser, também, perfeito restaurador e por este motivo morou em várias cidades de Minas Gerais.
Já rapaz, foi à Descoberto-MG pintar a Igreja Matriz e, ali, conheceu a moça mais linda do lugar. Eufrosina da Silva Policarpo - filha de José Francisco Policarpo e Maria Izabel de Jesus da Silva Policarpo, por quem se apaixonou e com quem se casou no dia 28 de julho de 1914.
Do casamento nasceram 10 filhos, nascidos em diferentes cidades. José (falecido ainda bebê nasceu em Descoberto), Murillo (Guarany) Maria Angélica I e Martha (falecidas ainda bebê, não se sabe o local de nascimento), Raphael e Maria Angélica II (Rio Pomba); Celso (Guarany) Myrthes (Ponte Nova) Daniel (meu pai) e Hilda em Barbacena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário